Keystone logo
Stockholm School of Economics

Stockholm School of Economics

Stockholm School of Economics

Introdução

Stockholm School of Economics

A Stockholm School of Economics é um centro acadêmico para estudantes e pesquisadores ambiciosos de todo o mundo. Ao trabalhar em estreita colaboração com parceiros corporativos e a sociedade em geral, a SSE tem criado oportunidades para seus graduados há mais de 100 anos.

Uma escola de negócios única

Somos uma das escolas de negócios líderes da Europa, com uma rede única de comunidade de negócios. Nossa pesquisa é reconhecida internacionalmente e muitos de nossos pesquisadores estão entre as principais figuras em seus respectivos campos.

História

A Stockholm School of Economics abriu suas portas para seus primeiros alunos há 110 anos, em 1909.

A Suécia precisa de uma escola de negócios

As décadas em torno da virada do século XIX foram anos de rápida expansão industrial na Suécia, que por sua vez levou à necessidade de gerentes e funcionários treinados. Figuras importantes da indústria e do comércio suecos reconheceram que tais indivíduos exigiriam educação especializada em práticas e teorias de negócios. Esses líderes da indústria (KA Wallenberg, Olof A. Söderberg e Joseph Nachmanson, entre outros) reuniram os empresários e executivos de Estocolmo e, em 1906, eles formaram a Stockholm School of Economics Association, uma organização com o único propósito de realizar o sonho de um Escola de negócios sueca uma realidade.

Três anos depois (em 1909), graças ao apoio da cidade de Estocolmo, financiamento do governo e doações de doações privadas, a Stockholm School of Economics abriu suas portas pela primeira vez. Admitindo 110 alunos, o currículo inicial durava dois anos e abrangia economia, comércio e uma combinação de ciências políticas e direito.

Décadas de crescimento

A Stockholm School of Economics começou sua jornada em Brunkebergstorg, no centro de Estocolmo, situada em um edifício comercial conhecido como hotel Brunkebergs. Locando todo o terceiro andar do hotel, o ensino continuou nas instalações por quase duas décadas. Com o tempo, no entanto, a SSE superou essas instalações e contratou o arquiteto sueco Ivar Tengbom para projetar as novas instalações. Em 1926, a Escola inaugurou esses novos bairros localizados em Sveavägen 65, o endereço de nosso prédio principal até hoje. Generosas doações ao longo dos anos deram à SSE a oportunidade de expandir o projeto da Tengbom, e a construção original é ladeada por edifícios mais novos, e várias instalações adicionais estão localizadas nas proximidades.

As décadas seguintes foram um período estimulante de crescimento para a ESS. Em 1929, poucos anos após a mudança para Sveavägen, a Escola fundou seu primeiro instituto de pesquisa. Apropriadamente denominado Instituto de Pesquisa Econômica, foi fundado com a missão de conduzir pesquisas de ponta nos campos da economia e do comércio. Outros institutos viriam em breve, incluindo o IFL (Institutet för Företagsledning). Originalmente apenas parcialmente afiliada à SSE, a IFL oferecia programas de educação em negócios, gestão e liderança. Após seu sucesso, a IFL acabaria por se tornar associada apenas à Escola.

Internacionalização e inovação

Após o sucesso a nível nacional, havia a ambição de estabelecer a ESS como uma escola de negócios líder em escala global. Em 1991, a Escola se juntou ao CEMS, a Aliança Global em Educação em Gestão, um símbolo de qualidade no mundo da educação em gestão. Poucos anos depois, em 1999, a SSE garantiu a acreditação EQUIS, provando ainda mais que todos os programas e pesquisas demonstraram excelência a nível internacional.

Em 2007, ocorreu uma mudança significativa para as universidades de toda a Europa, após o acordo do Processo de Bolonha, um padrão unificado de qualidade e comparabilidade em toda a Europa. A estrutura do programa da SSE foi substituída pelos programas de bacharelado e mestrado aos quais estamos acostumados hoje. Um ano após essa mudança, a SSE expandiu o portfólio do programa, assumindo um programa com foco no varejo de Detaljhögskolan I Norrtälje. Renomeado como Programa de Bacharelado em Gestão de Varejo, o programa é inteiramente financiado pela indústria de varejo, o que o torna único no cenário acadêmico sueco.

Enquanto uma maior internacionalização foi (e continua sendo) um grande foco para a Escola, a inovação também o é. O SSE Business Lab, uma incubadora de start-ups que conecta estudantes promissores e ex-alunos com especialistas da indústria, foi lançado já em 2001. Apoiando uma ideia desde a concepção até a implementação, o SSE Business Lab ajudou a lançar uma ampla gama de empresas de sucesso através os anos.

O primeiro século e além

Um ano de celebração de um passado conquistado e de um futuro promissor, 2009 marcou o 100º aniversário da ESS. Com as expectativas elevadas, a década seguinte continuaria a empurrar a Escola para novos patamares. Em 2011, a SSE fez uma joint venture com o Institute for Financial Research. O resultado foi a Swedish House of Finance, um centro de pesquisa nacional com o objetivo de fortalecer a pesquisa financeira na Suécia.

2015 foi um ano incrivelmente agitado para a SSE e viu o lançamento de vários projetos interessantes. MISUM (Mistra Centre for Sustainable Markets), um centro de pesquisa interdisciplinar focado em encontrar soluções de negócios sustentáveis, foi lançado com o objetivo de educar e preparar os alunos para gerenciar alguns dos desafios mais urgentes do nosso tempo. Um de seus empreendimentos, o Global Challenges Track, representa o esforço da Escola para incorporar essa mentalidade de sustentabilidade ao currículo tradicional.

Dando continuidade a este ano agitado, também trouxe o lançamento da SSE Art Initiative. Refletindo a crença da Escola de que a arte pode nos ajudar a melhorar o pensamento crítico e a autorreflexão, a SSE Art Initiative reconhece a arte como uma base de conhecimento legítima, com potencial para tornar a SSE e a sociedade em geral mais intensivas em conhecimento.

Os últimos anos foram igualmente animados, com algumas mudanças particularmente interessantes no Programa de Licenciatura em Gestão de Varejo. Em 2015, o programa deixou seu antigo campus em Norrtälje para se juntar ao campus SSE principal em Estocolmo, finalmente unificando todos os programas sob o mesmo teto. Apenas três anos depois, o Programa de Bacharelado em Gestão de Varejo deu outro passo empolgante, tornando-se o primeiro programa a ser ensinado totalmente em inglês. Por fim, a conquista mais recente da SSE é o lançamento de uma nova casa de pesquisa, a Casa da Inovação. Este ambiente interdisciplinar de pesquisa e educação concentra-se na inovação, empreendedorismo e digitalização, e se esforçará para expandir os limites da pesquisa moderna.

Missão e visão

As atividades da Stockholm School of Economics assentam numa missão e visão claras.

Missão

Fortalecer a competitividade da Suécia por meio da pesquisa e da educação baseada na ciência.

Visão

Uma Escola Internacional de Negócios de Classe Mundial com sede na Suécia.

Missão Educacional - GRATUITO

Os objetivos educacionais abrangentes da SSE partem de que um tomador de decisões bem-sucedido do futuro abordará o mundo com curiosidade e confiança e que, como o filósofo Ingemar Hedenius disse: “é livre e vivo em relação ao desconhecido”. Esse tomador de decisão pode muito bem ser superado cognitivamente por inteligência artificial, robôs ou máquinas. Mas a competência central dos humanos é ser humano, e os objetivos educacionais da ESS aceitam esse ad notam. Um tomador de decisões bem-sucedido no futuro maximizará o potencial de ser humano. Conseqüentemente, a SSE formulou seus objetivos educacionais abrangentes por meio da sigla FREE. Ele significa:

  • Mentalidade baseada em fatos e ciências

Somos fundamentalmente uma instituição científica e os fatos são a base de todo pensamento crítico e analítico. Um graduado da SSE tomará decisões com base em fatos e terá a capacidade de diferenciar os tipos de conhecimento. Essa habilidade se torna particularmente importante em um mundo de fatos alternativos, "notícias falsas" e bolhas de filtro.

  • Reflexivo e autoconsciente

O futuro exigirá mais reflexão e autoconhecimento. Os indivíduos treinados em ESS serão capazes de contemplar o papel que desempenham no mundo, compreender o impacto que têm sobre os outros, avaliar suas preferências pessoais e estar cientes de como suas escolhas são determinadas.

  • Empático e culturalmente instruído

Empatia e sensibilidade cultural são algo que a inteligência artificial não consegue realizar. Estamos convencidos de que uma pessoa empática se torna um melhor líder e tomador de decisões; assim, esperamos que nossos alunos sejam capazes de considerar a perspectiva dos outros plenamente. A alfabetização cultural também é crítica. Interagir com alguém de outra formação, especialidade ou profissão diferente da sua é um pré-requisito para o futuro.

  • Empreendedor e Responsável

Os alunos que se formaram na ESS terão uma abordagem empreendedora e criativa do mundo. Eles se esforçarão para criar mudanças de maneira responsável. Eles não devem aceitar o status quo, mas buscar melhorias para a sociedade e para o mundo em geral.

SSE credenciado pela EQUIS

Desde 1999, a SSE é acreditada pelo European Quality Improvement System (EQUIS), o que significa que todas as atividades - todos os programas e pesquisa - demonstraram excelência a nível internacional.

EQUIS é um sistema internacional de garantia de qualidade do ensino superior em negócios, com o objetivo de elevar o padrão do ensino de gestão em todo o mundo. EQUIS é administrado pela Fundação Europeia para o Desenvolvimento da Gestão (EFMD), que é uma organização independente sem fins lucrativos aberta a empresas e universidades. A Stockholm School of Economics foi um dos fundadores do EFMD.

Uma acreditação EQUIS aplica-se a uma escola inteira, não apenas a programas individuais. Cerca de 100 indicadores de qualidade diferentes são analisados no processo de acreditação EQUIS. Um desses indicadores, que pesa muito nas decisões de credenciamento, é a internacionalização - especificamente, o quanto a escola avançou no processo de internacionalização. Outros fatores importantes são uma ampla colaboração com o mundo dos negócios, atividades de pesquisa destacadas e estar na vanguarda nas áreas de ética, responsabilidade e sustentabilidade.

Como a acreditação EQUIS é um selo de qualidade reconhecido e respeitado internacionalmente, nosso objetivo é que a Stockholm School of Economics se torne ainda mais atraente para estudantes, pesquisadores de pós-doutorado e professores através desta acreditação. A acreditação envolve as operações de uma escola de negócios sendo periodicamente escrutinadas de maneira sistemática, então EQUIS é também uma ferramenta vital para os esforços de controle de qualidade em curso Stockholm School of Economics

Localizações

  • Stockholm, Suécia

Perguntas