Keystone logo

Charles University Faculty of Education

A logo

Introdução

A Faculdade de Educação é uma das dezessete faculdades associadas sob a égide da Universidade Charles de Praga. Seu objetivo principal é formar professores e outro pessoal pedagógico para todos os tipos de escolas e sistemas escolares, em vários níveis de estudo (Bacharelado e Mestrado) e modalidades. Embora cinco outras faculdades dentro da Charles University também sejam oficialmente qualificadas para treinar professores, o que torna a Faculdade de Educação única é a extensão e a complexidade de seu foco educacional. O corpo docente oferece formação inicial e contínua de professores nas seguintes áreas: Humanidades, Ciências Sociais, Educação Artística, Educação Física, Matemática e Ciências Naturais.

O corpo docente está atualmente treinando aproximadamente 4.200 alunos em programas de estudo de BA e MA, além de quase 10.000 alunos ensinados em uma ampla gama de formas combinadas de programas de estudo, principalmente como parte do desenvolvimento profissional de professores.

A Faculdade também está aberta a estudantes estrangeiros que pagam propinas e que podem se inscrever em programas ministrados em inglês. A Faculdade participa no programa internacional Erasmus Mundus, destinado a facilitar a mobilidade de estudantes e professores.

Programas de estudo de BA e MA

Em 2006, o corpo docente adotou o sistema de créditos ECTS, que é reconhecido em todos os países da UE e, portanto, permite uma mobilidade mais fácil dos alunos dentro da UE.

O aluno da Faculdade de Educação normalmente estuda uma combinação de duas disciplinas.

Programas de estudo de bacharelado

O programa de estudos de BA de 3 anos visa dar aos alunos conhecimento substancial nas duas disciplinas escolhidas, mas não constitui um diploma de ensino - os graduados de BA não estão oficialmente qualificados para ensinar. É por isso que a estrutura das disciplinas obrigatórias e eletivas oferecidas dentro do programa é adaptada de uma forma que constrói a experiência profissional nas disciplinas escolhidas ao invés das habilidades educacionais e competências de ensino dos alunos. O programa de estudos BA, consequentemente, inclui apenas alguns cursos em disciplinas pedagógicas e psicológicas. No entanto, o programa também inclui uma prática de ensino motivacional obrigatória que deve ajudar os alunos a decidir se desejam continuar no estudo de mestrado de acompanhamento para obter um diploma de ensino.

Programas de estudo de mestrado

Os graduados do programa de mestrado de 2 anos de acompanhamento terão adquirido conhecimentos substanciais na área profissional abrangida pelas duas disciplinas centrais de sua escolha e, além disso, também terão desenvolvido suas competências pedagógicas, psicológicas e didáticas, crucial para qualquer profissão docente. Assim, para além das disciplinas obrigatórias e optativas que procuram solidificar a experiência profissional dos alunos, o programa de mestrado inclui também cursos didáticos especificamente à medida e uma prática de ensino do aluno de pleno direito, todos integrados num sistema orgânico e interligado. O graduado do estudo de mestrado de acompanhamento está totalmente qualificado para lecionar em escolas primárias e secundárias.

História

A Faculdade de Educação da Universidade Charles de Praga foi fundada em novembro de 1946, com base em um dos primeiros decretos presidenciais a serem aprovados após o restabelecimento do estado independente da Tchecoslováquia, e também na lei recém-adotada que buscava estabelecer faculdades de educação em todas as universidades daquela época. Este foi o culminar de esforços duradouros para garantir uma educação universitária substancial para professores em todos os níveis, primário e secundário. A Faculdade de Educação da Universidade Charles foi inaugurada oficialmente em 15 de novembro de 1946 no Rudolfinum de Praga (A Casa dos Artistas), e o lançamento festivo contou com a presença do presidente tcheco, Dr. Edvard Beneš.

No entanto, a reforma escolar de 1953 conseguiu desmantelar todas as faculdades de educação tchecas. A recém-criada instituição de formação de professores de disciplinas gerais foi denominada Universidade Pedagógica - Escola Superior de Pedagogia.

Mais uma reforma do sistema educacional tcheco (realizada em 1959) deu origem aos institutos pedagógicos em Praga e Brandýs nad Labem, que foram projetados para treinar professores primários, enquanto os futuros professores do ensino médio deveriam estudar suas matérias principais em várias faculdades universitárias. como tinha acontecido antes de 1946. As faculdades de educação tchecas não foram restabelecidas até 1964. Vale a pena mencionar que os professores do ensino médio de arte, música e educação física foram inicialmente treinados em outras faculdades da Universidade Charles, enquanto também frequentavam algumas áreas pedagógicas e cursos de psicologia na Faculdade de Educação.

A meados da década de 1970 assistiu à unificação e fusão das redes de formação de professores do ensino básico e secundário e ao alargamento do respectivo tempo de estudos até 5 anos. Foram tempos bastante infelizes, pois muitos departamentos foram desmantelados ou anexados a várias outras faculdades da Universidade.

Ao longo dos 50 anos de existência da Faculdade, vários especialistas notáveis em várias áreas ensinaram em suas fileiras, como Cyril Bouda, V. Hrabal, J. Charvát, Otakar Chlup, L. Kopeckij, J. Plavec, V. Tardy e F. Vodička, para mencionar apenas alguns.

Localizações

  • Pedagogická fakulta UK v Praze Street: Magdalény Rettigové 4 , 116 39, Prague

Perguntas